Enter your keyword

Novembro Azul: a importância de se cuidar

Beautifully suited for all your web-based needs

Novembro Azul: a importância de se cuidar

Novembro Azul: a importância de se cuidar

Novembro Azul é o mês dedicado à saúde do homem. Embora com especial ênfase para a prevenção do câncer de próstata, esse mês compreende todas as doenças que atingem os homens, tais como a depressão masculina e o câncer nos bagos.

Como surgiu o Novembro Azul

Surgiu como uma campanha, a qual foi inspirada pelo Movember, um movimento internacional criado para arrecadar fundos para serem utilizados no financiamento de projetos que se destinam à saúde do homem.

Movember nasceu em 2003 na Austrália. Na verdade, tudo teria surgido com uma brincadeira entre amigos australianos, os quais combinaram que deixariam o bigode crescer demonstrando solidariedade quanto à saúde masculina.

O termo é uma junção de moustache, que significa “bigode”, e november, que significa “novembro”. A escolha do mês se une ao ao fato de que no dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Objetivos do Novembro Azul

novembro azul
O bigode e o laço azul são os símbolos do movimento Novembro Azul

O que surgiu como uma campanha foi alargado para um mês, que tem como objetivo conscientizar e encorajar os homens para a consulta médica, para a realização de exames regulares, do auto-exame e tratamento, especialmente do câncer da próstata.

Esse tipo de câncer é a segunda doença que causa mais mortes entre os homens e a sua cura apenas é possível mediante o diagnóstico precoce, daí a importância da campanha que, no Brasil, foi desencadeada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

Ao longo desse mês, as ações incluem a realização de palestras, distribuição de panfletos, eventos para angariação de fundos, bem como a iluminação de monumentos, tais como o Cristo Redentor, o palácio do Congresso Nacional e o Monumento às Bandeiras, entre tantos outros.

No Brasil, os símbolos da campanha são o bigode e a cor azul.